Organização, atendimento e agilidade são qualidades notadas por moradores e visitantes que atravessaram o Rio Grande entre Dezembro e Janeiro.

Com resultados positivos logo no primeiro mês de operação, a terceirização da mão de obras nas balsas de Delfinópolis apresenta uma perspectiva nova para a população que espera há anos por entrar e sair da cidade sem prejuízos e longa demora. Em pesquisa realizada nas redes sociais da Prefeitura de Delfinópolis, a educação no atendimento tem sido destacada pelos moradores da cidade, além da ausência de filas e da limpeza nas embarcações que tem impressionado quem passa pelas balsas. A Prefeitura também está comprometida em ouvir as sugestões e as críticas e levar ao conhecimento da empresa os pontos que forem relatados para serem revistos.

Durante o início do trabalho em Dezembro, a Prefeitura acompanhou as ações que foram tomadas de imediato, anunciando em suas redes sociais. No dia 18, antes de iniciar as operações, as embarcações passaram por limpeza durante toda a manhã. Em seguida, foi anunciado o horário de revezamento no Porto, mantendo sempre duas embarcações no período de maior fluxo, com manutenções preventivas sendo realizadas duas vezes na semana.

Segundo o Fernando Nicoletti, responsável pela empresa terceirizada, todos os colaboradores estão capacitados e atentos ao bom tratamento com o usuário. Informou também, que está sendo realizado um trabalho de organização dos veículos na fila de espera e orientação para qual porto embarcar, em busca de agilizar as travessias que levam em torno de 20 minutos.

A quebra das embarcações e os problemas de manutenção, que antes representavam transtornos no Porto, hoje são atendidos com mais agilidade pela equipe. A qualquer sinal de problema, a nova equipe age para realizar os reparos aos quais estão qualificados, tornando mais rápido a liberação, segundo Fernando.

Os sinais positivos para a terceirização aparecem na fala dos moradores, como a Beth Nunes, dona da Pousada da Lua em Delfinópolis, que diz “Sempre fui a favor da terceirização! E foi a melhor medida tomada pela administração no ano de 2019! Fiz uma pesquisa junto aos meus hóspedes e só tive elogios! Quanto a mim posso dizer que sempre tive muita sorte de chegar e embarcar!”.

No setor do turismo, onde é sentida a maior diferença, os proprietários da Pousada Rosa dos Ventos, Mariangela e Help, confirmam “os turistas estão elogiando a agilidade e menos tempo de espera. Com certeza melhorou. Acreditamos que quando há organização por parte dos balseiros, toda a travessia melhora! Esperemos que, daqui pra frente, só melhore o serviço da balsa!”

Surpreendida, Edilene Arantes conta que a travessia da balsa sempre foi um problema, “Mas no final do ano, cheguei dia 30 de dezembro, achei diferente o atendimento dos funcionários, cumprimentando, ‘Boa tarde’, ‘Pode ir pra esquerda por favor?’. Notei trato diferente e limpeza da balsa e muito melhor não peguei fila. Muito boa experiência. Aí chegando em Delfinópolis comentei o ocorrido, tive a informação de que havia terceirizado.”.

A medida é uma “tentativa ousada de solucionar problemas antigos”, segundo a Prefeita Suely Lemos. A expectativa é de diminuição dos riscos, agilidade nas travessias e cumprimento das normas da Marinha do Brasil com a nova equipe de marinheiros. Após casos de irregularidades nas embarcações, a Prefeitura elaborou um contrato de terceirização detalhado para garantir a excelência na prestação dos serviços de operação, manutenção preventiva, limpeza e conservação das balsas que fazem a travessia entre Cássia e Delfinópolis.

O acompanhamento da qualidade do serviço prestado à comunidade será monitorado, com os contatos da Prefeitura a disposição para receber elogios, sugestões e críticas.

Fale através dos contatos:

Página oficial Facebook @prefeituramunicipaldedelfinopolis

Instagram @prefdelfinopolis