ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – FARMÁCIA DE MINAS

1428

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e uso racional. Esse conjunto envolve a pesquisa, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, prescrição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação da sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

 

PROGRAMA FARMÁCIA DE MINAS

A Assistência Farmacêutica no município de Delfinópolis se dá através do Programa Rede Farmácia de Minas que consiste na definição de um modelo de assistência farmacêutica no SUS do estado de Minas Gerais, onde a farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos tendo objetivo principal a distribuição gratuita de medicamentos para toda população. Dentro desta perspectiva a Rede Farmácia de Minas é dividida em três componentes: Medicamentos para Atenção Primária à Saúde listados da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), Medicamentos de Alto Custo através das montagem de processos para análise e liberação do estado e Medicamentos Estratégicos que são medicamentos usados em perfil endêmicos e impactos socioeconômicos importante cujo o controle e tratamento tenham protocolos e normas estabelecidas, como Tuberculose, Hanseníase, Toxoplasmose , entre outros. Todos esses componentes são operados pelo município em parceria com a Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A Unidades da Rede Farmácia de Minas dispensa gratuitamente à população medicamentos padronizados através da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos), descrita no arquivo a baixo, vinculados à prestação de serviços, como a atenção farmacêutica, possibilitando uma integração maior com os outros serviços de saúde oferecidos no município e nas regiões de saúde do estado de Minas Gerais.

 

FINANCIAMENTO

De acordo com a Portaria n.º 1.555, de 30 de julho de 2013 o financiamento da Assistência Farmacêutica, bem como os custos com aquisição de medicamentos se dá de forma tripartite per capta/ano, ou seja, depende de recursos do município, estado e união, que juntos compõe o fundo de financiamento para compra de medicamentos ofertados SUS.

VALORES

Município: Mínimo 2,36 per capta/ano
Estado: 3,35 per capta /ano
União: 5,58 per capta /ano
Total de recursos: R$ 11,29 per capta/ ano

 

LOCALIZAÇÃO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Endereço: Avenida Padre Ivo Soares de Matos, n.º 203, Centro.
  • Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 07h00min às 16h00min.
  • Contato: (35) 3525-1562 (Whatsapp).
  • Diretor Farmacêutico Responsável Técnico: Kairo Luiz Lemos Estorino – CRF/MG. 20315

REGISTRO FOTOGRÁFICO

Responsável Técnico Kairo Lemos realizando a dispensação de medicamento para paciente.
PARA ACESSAR  DE FORMA ATUALIZADA A LISTA E POSIÇÃO DE ESTOQUE DE MEDICAMENTOS DE ACORDO COM A LEI FEDERAL N.º 14.654 DE 23 DE AGOSTO DE 2023, CLIQUE NA IMAGEM LOGO ABAIXO: