Notícias – Abril 2020

896

Confira as principais notícias do mês de Abril da gestão de Delfinópolis

    01 DE ABRIL   

Os cuidados com a cidade não param ⚙️🚜 A coleta do lixo, a jardinagem e os serviços gerais continuam a funcionar com o trabalho dos servidores. Proteja quem está exposto ao risco do Coronavírus, fique em casa durante os próximos dias e evite a transmissão da doença.

    02 DE ABRIL   

Delfinópolis amanheceu de luto pelo Sr. Sebastião de Andrade (1937-2020). Um homem respeitado e querido por todos. Será lembrado pelas boas ações que fez pela cidade enquanto prefeito por dois mandatos e cidadão exemplar que foi em vida. Os servidores da Prefeitura prestam homenagem ao Sr. Tião e deixam sentimentos à família.

 

    02 DE ABRIL   

A 32ª edição da Folia das Almas teve de ser cancelada para conter o Coronavírus, depois de 31 anos mantendo a tradição na quaresma. O grupo faz parte do Patrimônio Cultural de Delfinópolis e começaria nessa semana a peregrinação noturna nas comunidades rurais. Mas, desta vez, tiveram de trocar o encontro pela reza do Terço em casa.

Saiba mais sobre a Folia das Almas em https://issuu.com/prefd…/…/folias_das_almas_f__e_identidade2

    04 DE ABRIL   

GUIA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL 🏡⚠️

    05 DE ABRIL   

As zonas rurais estão sendo vistoriadas pela Prefeitura em conjunto com a Policia Militar 👮‍♂️🔍 Pousadas e estabelecimentos que estiverem com hóspedes serão notificados e estarão sujeitos a multa devido à suspensão da atividade turística, incluindo hospedagem em ranchos. Esperamos conter a pandemia do Coronavírus para voltar em breve com o Turismo.

    05 DE ABRIL   

A balsa S. J. B. do Glória ganhou rampas novas 🛥 Furnas Energia fez a substituição, investindo desde o material à mão de obra. Esse período com poucas travessias será aproveitado para dar manutenção nas embarcações.

    06 DE ABRIL   

Suspensão das atividades turísticas e veículos de passeio na balsa são esclarecidas pelo secretário de Turismo, Thomaz Assunção. “A medida é drástica, mas é para que a população se sinta a vontade e não pegue o Coronavírus.”

https://g1.globo.com/…/com-procura-de-pousadas-para-feriado…

    07 DE ABRIL   

Áudio de Whatsapp que está sendo encaminhado é falso 📣 A Prefeitura de Delfinópolis não está realizando festa de peão, assim como a prefeita não faz o convite. Pedimos para não compartilharem. Lembramos que eventos e encontros com mais de 10 pessoas estão cancelados durante a pandemia do Coronavírus.

 

    07 DE ABRIL   

Cuide de você, cuide de todos. Fique em casa e siga as recomendações: lavar as mãos, tapar boca e nariz ao tossir ou espirrar com papel ou cotovelo e demais cuidados.

 

 

 

    07 DE ABRIL   

Delfinópolis espera você, assim que for seguro para todos! 🗺🏡 Por enquanto, “cêis” fica “quétin dêndicasa”. E aproveita pra se encantar com as fotos e vídeos da nossa região.
➡️ Todas as atividades turísticas estão suspensas para diminuir a transmissão do Coronavírus.

 

    07 DE ABRIL   

No Dia Mundial da Saúde, agradecemos a todos os profissionais dedicados a promover a saúde e prevenir doenças, socorrer quando é preciso e que hoje estão combatendo a pandemia do #coronavírus em casa, nos hospitais e unidades de saúde. Vai ficar tudo bem!

 

    08 DE ABRIL   

Plataforma digital para recebimento do Auxílio Emergencial já está liberada 👉 https://auxilio.caixa.gov.br
A ajuda será concedida durante a pandemia de #coronavírus no valor de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil, no caso de mães solteiras.
➡️ Trabalhadores MEI têm que fazer o cadastro no aplicativo, onde será avaliado se cumprem os requisitos exigidos pela lei. Para aqueles que estão no CadÚnico e recebem o Bolsa Família, a avaliação de perfil será automática.
📆 Até o final de maio, todas as parcelas serão pagas.
Em caso de dúvidas, ligue 111 ou acesse https://bit.ly/3c10zmI

    08 DE ABRIL   

Reclame! Aumento de preço anormal em alimentos, produtos de higiene e limpeza, gás, medicamentos, combustíveis e demais não se justifica com a pandemia do Coronavírus. O Ministério Público de Minas Gerais recomenda que a quantidade seja limitada para suprir as necessidades básicas de todos.
Mais recomendações em http://delfinopolis.mg.gov.br/ministerio-publico-de-minas-…/

    09 DE ABRIL   

O trabalho aqui está intenso para você ficar em casa. Entradas e saídas do Porto, trevo do Cristo (Kingão) e Ponte Alta estão com barreiras sanitárias 🚧🚨 A fiscalização foi intensificada para evitar os deslocamentos e diminuir os riscos de contágio do Coronavírus. A Páscoa não será a mesma esse ano. #fiqueemcasa e proteja a todos.

    10 DE ABRIL   

“Sexta-feira Santa, onde é que a Senhora está? Com seu Filho morto, Bendita seja! Bendita seja, Nossa Senhora das Dores! Rodeada de anjos, coroada de flor!” cantoria do Grupo Folia das Almas – Delfinópolis – MG, que encerraria hoje a romaria noturna 🕯️🙏 A tradição, que existe na região há séculos, permanece viva aqui encerrando a quaresma com cantos e rezas pela paz das almas no purgatório.
Veja mais em Estradas por onde andavam, Maria Mineira https://bit.ly/MariaMineira
Folia das Almas – Fé e Identidade Cultural https://bit.ly/2RlCrmT
Preces para as almas, da Revista Sagarana ttp://revistasagarana.com.br/religiosidade/

    11 DE ABRIL   

Nesta Páscoa, não podemos sair de casa, mas damos um jeito de driblar a distância ❤️📞 Celebre a vida e o amor pelo telefone, vídeo chamada, ligações, converse com o vizinho do outro lado do muro, mas não viaje e reúna amigos e familiares. Ficar em sua casa será um sacríficio recompensador na luta contra o Coronavírus.

 

    13 DE ABRIL   

Está com sintomas ou teve contato com alguém com suspeita de COVID-19? 🤧🏡 Fique em casa e siga as recomendações a seguir. COVID-19 é coisa séria, a doença afeta o Brasil e o mundo todo por ser transmitida facilmente.
Cuide de você, cuide de todos.

    15 DE ABRIL   

Os números de casos continuam em zero 📆⚠️ Na região, há novos óbitos e doentes confirmados. Alertamos para que fiquem em casa, lavem as mãos com frequência e sigam as orientações. Agradecemos aos que estão se cuidando.

 

 

    15 DE ABRIL   

Passos confirmou casos de doentes e óbitos com COVID-19 encaminhados da região 🚗⚠️ Evite viagens e o contato físico com pessoas que viajaram recentemente. Cuide de você, cuide de todos.

 

 

 

    16 DE ABRIL   

O uso da máscara por toda a população é uma barreira a mais contra o coronavírus 😷🦠 As gotículas que saem da boca ao falar, ao tossir e ao espirrar podem transmitir a doença a quem estiver por perto e desprotegido. Por isso, com a máscara você protege aos outros e a você mesmo. Prefira máscaras caseiras e mantenha distância segura das pessoas.

    16 DE ABRIL   

Primeiro caso suspeito foi verificado hoje pela Comissão do COVID-19 em visita domiciliar 🧪🏡 O paciente apresentou tosse e falta de ar depois de voltar de uma viagem a São Paulo, capital. Como passou por um local onde há transmissão comunitária do novo Coronavírus, ele ficará em quarentena durante 14 dias sendo monitorado.
⚠️ Alertamos para o risco de viajar nesse período. Se puder, não viaje! Cuide de você, cuide de todos.

    17 DE ABRIL   

Veja o decreto em http://delfinopolis.mg.gov.br/municipio-declara-estado-de-…/

 

 

 

    17 DE ABRIL   

A vacinação contra a gripe já começou! 💉📆 Se você faz parte do grupo da segunda etapa, vá até o posto de vacinação com seu documento de identificação e laudo médico, em caso de doenças crônicas, e fique imune a influenza.
😷 A vacina não previne contra o Coronavírus, mas miniza o impacto sobre os serviços de saúde. Ao sair de casa, mantenha os cuidados de usar máscara, manter distância de 2m de outras pessoas, lavar sempre as mãos e evitar tocar o rosto.

    17 DE ABRIL   

A travessia da balsa continua fechada para veículos de passeio, motos e pedestres 🛥🚧 Alguns casos serão avaliados para autorização excepcional em conjunto com a comissão de saúde para o COVID-19. Os pedidos devem ser enviados pelo formulário que está disponível no site http://delfinopolis.mg.gov.br/formulariobalsa/
➡️ A Prefeitura dará autorização somente por esse canal e as solicitações serão respondidas em até 24h em dias úteis. Solicite com antecedência.⚠️ Evite multas, não tente atravessar sem a autorização.

    20 DE ABRIL   

A Anvisa divulgou notas técnicas para as empresas da área de alimentos recomendando o reforço das boas práticas. Consulte os detalhes em
http://delfinopolis.mg.gov.br/notas-tecnicas-da-anvisa-par…/

    21 DE ABRIL   

Um orgulho nacional (e mineiro!) 🔺🙌 O feriado de Tiradentes marca a morte de um dos líderes da Inconfidência Mineira. Joaquim José da Silva Xavier deu a vida pela liberdade do seu povo e pelo fim da exploração portuguesa, então proclamado Patrono Cívico da Nação Brasileira.

 

    21 DE ABRIL

Pacientes com sintomas de gripe, incluindo sintomas leves, passaram a ser notificados como casos suspeitos de COVID-19 ⚠️🔍 Desde a última sexta-feira, quando o Ministério da Saúde ampliou os critérios, foram incluídos 10 novos suspeitos com Síndrome Gripal, febre e dor de garganta ou tosse ou coriza ou dificuldade de respirar. Ao somar o caso divulgado na quinta-feira, que apresentou falta de ar e histórico de viagem a local com transmissão comunitária, hoje, Delfinópolis conta com 11 casos suspeitos de COVID-19.

    22 DE ABRIL   

É saudade que fala?! 😍🌄 Aproveite o tempo em casa para conhecer mais sobre Parque Nacional da Serra da Canastra com o documentário da EBC na Rede.
➡️ As portarias do parque estão fechadas para visitação durante a pandemia, programe a sua viagem para depois.
https://tvbrasil.ebc.com.br/…/parque-nacional-da-serra-da-c…

    22 DE ABRIL   

Começou hoje! As ruas de Ponte Alta estão sendo calçadas com bloquetes, dando sequência à obra que foi retomada no ano passado 🧱🎉 Comemoramos junto com os moradores do distrito que esperam há anos por esse avanço.
➡️ Reveja detalhes da obra em http://delfinopolis.mg.gov.br/obra-de-calcamento-em-ponte-…/

    23 DE ABRIL   

Já dá pra ver a novidade nos espaços públicos! ♻️👍 A Câmara Mirim apresentou o projeto para colocar lixeiras no município e a Prefeitura atendeu através da Secretaria de Meio Ambiente. Os mais novos dão exemplo de cidadania e preservação ambiental. Lugar de lixo é na lixeira!

Veja onde elas estão: 📍 Olhos D’Água -praça Nossa Senhora dos Remédios 📍 Ponte Alta: praça da Matriz 📍 Delfinópolis: praça Manoel Leite Lemos; praça Amador Miguel (bairro São Sebastião); praça Urselino Ferreira – Branco (bairro Nossa Senhora Aparecida); avenida Ivo Soares Matos – Padre e rua Pedro José Venâncio de Andrade (rua do comércio).

    24 DE ABRIL   

Os blocos estão chegando para calçar Olhos D’Água da Canastra 🧱🛣 Em breve, as ruas do distrito vão deixar de ser de terra, começando pela Rua Gerônimo Marcolino da Silva e seguindo pelas demais.

    25 DE ABRIL   

O uso da máscara é recomendado para toda população ao sair de casa 😷❗️ Mas é preciso usar de forma correta e manter os cuidados de lavar as mãos com frequência, cobrir tosse ou espirro e manter distância social para a proteção ser eficaz. Veja o que o Ministério da Saúde recomenda.

    27 DE ABRIL   

Hoje 825 alunos vão receber atividades para manter a rotina de estudos, mesmo em casa 👩‍🏫📚 As escolas municipais estão se reinventando, junto com os professores, para distribuir conteúdos e acompanhar o desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A tecnologia têm sido uma aliada, com o uso de aplicativos e redes sociais, e materiais impressos são entregues para contemplar a todos, mesmo quem não têm acesso à internet. As escolas estarão abertas, hoje até as 16h30, para receber pais e responsáveis, enquanto motoristas e monitores do transporte farão a entrega na zona rural.

    27 DE ABRIL   

⚠️ NOVO PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA TRAVESSIA NA BALSA ⚠️

🚨 Veículos com placa de Delfinópolis não precisam de autorização para atravessar a balsa.
➡️ Na solicitação devem constar as seguintes informações:
• nome do solicitante
• RG e CPF
• endereço de residência
• endereço imóvel em Delfinópolis (em caso de dupla residência)
• motivo pelo qual solicita
• modelo e placa do veículo
Em anexo à solicitação, inclua:
• comprovante de endereço em nome do solicitante ou do pai ou da mãe. Caso não possua, será considerado o contrato de aluguel ou declaração do proprietário do imóvel.
❗️ Imóveis rurais, deverá ser informado o nome do local e anexado escritura ou Inscrição Rural ou conta de energia.
☎️ Dúvidas? Ligue para o número (35) 3525-1522.

    28 DE ABRIL   

Foram tapados os buracos entre Delfinópolis e Cássia 🕳 A operação foi uma parceria entre o DEER e a Prefeitura, que recebeu a doação do material e cobriu os buracos da rodovia MG 856. Com a sobra, foi possível também consertar as ruas da sede. O distrito de Olhos D’Água será o próximo a passar pela operação Tapa Buraco.

 

    29 DE ABRIL   

Confira o quadro epidemiológico de Delfinópolis 🦠😷 Até o momento, foram notificados 18 suspeitos com sintomas semelhantes a gripe e coletados 2 exames que deram resultado negativo para COVID-19. O suspeito que estava em isolamento foi descartado após desaparecerem os sintomas dentro dos 14 dias. ⚠️ Mantenham todas as medidas de prevenção, pois o vírus está em circulação nas cidades vizinhas.

    30 DE ABRIL   

As medidas de isolamento social começarão a ser flexibilizadas seguindo os protocolos do “Programa Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” 🚦😷 A retomada na economia será feita de forma responsável, acompanhando os impactos no sistema de saúde.
➡️ Veja o decreto em http://delfinopolis.mg.gov.br/adesao-ao-programa-minas-con…/

    30 DE ABRIL   

Servidores públicos podem fazer o pedido de licença sem remuneração pelo período mínimo de dois meses ou até o final do ano. Veja o decreto em http://delfinopolis.mg.gov.br/decreto-no-23-de-27-de-abril…/