Projeto da Ponte em Delfinópolis é finalizado e entregue à Prefeitura

Com diretrizes e cronograma, o projeto básico permite a busca por recursos para a execução da ponte que dará acesso 100% asfaltado a Delfinópolis

A Prefeitura de Delfinópolis recebeu nessa sexta-feira o Projeto Básico para a construção da Ponte na MG-856. A obra vai transpor o reservatório da UHE de Mascarenhas de Moraes, interligando Cássia a Delfinópolis em alternativa à travessia em balsa.

Um passo decisivo foi dado para a construção da Ponte com FURNAS cumprindo o compromisso firmado. Os estudos e projetos entregues vão subsidiar a solicitação de recurso junto aos governos Federal e Estadual para dar andamento na obra.

O custo total é previsto, inicialmente, em R$ 67 milhões (R$ 67.437.764,54) para ser executada em 24 meses. Os valores servem de referência para angariar fundos para a execução da obra e poderão passar por revisões. O Projeto Básico estabelece as normas e diretrizes que deverão ser seguidas nos futuros estudos adicionais que vão compor o Relatório Final do Projeto e os Documentos para Contratação do Projeto Executivo e da Obra. (Veja os detalhes do projeto abaixo)

O pedido pela Ponte é feito pela comunidade local há algum tempo. Afetados pelo represamento do Rio Grande, os moradores viram o desenvolvimento chegar à região e, com isso, milhares de turistas e toneladas de produção agrícola dependentes da travessia da balsa para passarem entre Cássia e Delfinópolis.

Hoje a cidade conta com opções de entrada limitadas pela terra e pela água. As únicas formas de se chegar ao município são por meio de travessia em balsa sobre o Rio Grande chegando por Cássia pela LMG-856, ou pela BR-464, com percursos que variam entre 40KM a 70KM de terra na rodovia que, apesar de ser federal, chega a ficar intransitável durante os dias de chuva.

Por isso, a gestão de Delfinópolis, com a Prefeita Suely e os vereadores à frente, levou a necessidade da construção da Ponte para ser discutida junto dos municípios da região. Deputados e parceiros auxiliaram, com destacado apoio do Presidente Nacional do SEBRAE, Carlos Melles, e do Deputado Cássio Soares, na sensibilização das autoridades para as carências.

Em 2017, o resultado do trabalho chegou com o planejamento de ações em conjunto com FURNAS, trazendo a conquista do Projeto Básico no final de 2019. Agora, em 2020, temos o compromisso de angariar os recursos, acreditando na construção da realidade sonhada pela população de Delfinópolis.

Veja os detalhes do Cronograma Físico-Financeiro:

Veja os detalhes do projeto básico da Ponte na MG-856: