Através de convênios e análise detalhada dos casos, a Secretaria de Saúde tem diminuído as filas de espera por exames, consultas e cirurgias.

Os relatórios entregues no começo de Outubro revelam que, nos últimos nove meses foram realizadas mais de mil e quinhentas (1.500) consultas, seiscentos (600) exames e oitenta (80) cirurgias através de convênios com os hospitais de Cássia e Passos. Pacientes que estavam à espera de procedimentos que não são oferecidos no município, como cirurgias de catarata, pterígio, retirada da vesícula biliar; exames de ecocardiograma, endoscopia; consultas com urologista, neurologista, entre outros exemplos, receberam atendimento e tiveram o acesso garantido com mais de mil (1.000) viagens às cidades do entorno, como Cássia, Passos, Ribeirão Preto e Barretos para dar continuidade ao Tratamentos Fora do Domicílio (TFD).

Hoje, a Secretaria de Saúde de Delfinópolis tem o Fundo Municipal de Saúde como principal fonte de recursos para atender a demanda. A destinação do fundo é feita principalmente para o pagamento dos procedimentos realizados através do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Lago de Peixoto (CISLAP). A pactuação permite o acesso às especialidades e procedimentos cirúrgicos nos hospitais da região com uma cota de consultas por dia e município.

O CISLAP complementa a estrutura de saúde pública dos municípios da região, atendendo o excedente que o Sistema Único de Saúde (SUS) não consegue suprir. Em comparação com os recursos do SUS, que chegam através do estado e da União, o CISLAP foi capaz de atender 78% cirurgias realizadas durante o ano de 2019, enquanto o SUS Fácil possibilitou vinte e duas (22) cirurgias das cento e duas (102) realizadas de janeiro a setembro.

Os atendimento odontológicos também são complementados, quando há necessidade de maiores recursos, através de convênio com o Centro Especializado de Ortodontia de Passos e Alfenas. Durante o período de Janeiro a Agosto, foram realizados três (03) procedimentos.

Exames de Cintilografia, que identificam e previnem problemas cardíacos mais graves, como o infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC), também são referenciados através de convênio para o Hospital de Barretos. Durante este ano, foram realizados oito (08) exames.

Saiba mais sobre o atendimento da Saúde em Delfinópolis

O município oferece aos moradores e visitantes atendimentos desde a Atenção Básica à Saúde até os procedimentos de média e alta complexidade, através do Hospital Municipal Elpídio Rodrigues Pinto e dos 04 Postos de Saúde localizados no município sede e distritos. Ações de prevenção e promoção da saúde, atendimentos iniciais e curativos, assim como alguns procedimentos mais complexos são também atendidos no município. Os procedimentos que não estão disponíveis são encaminhados para cidades de referência da região.

Durante Janeiro e Setembro de 2019, realizou-se em Delfinópolis 128 internacões no Hospital Municipal Elpídio Rodrigues Pinto, assim como 1.713 consultas pediátricas e 16.599 atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (U.P.A.).

Para mais informações, consulta a Secretaria Municipal de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here