Assistência Farmacêutica

0

Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e uso racional. Esse conjunto envolve a pesquisa, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, prescrição, dispensação, garantia  da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação da  sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da  melhoria da qualidade de vida da população.

Programa Farmácia de Minas

A Assistência Farmacêutica no município de Delfinópolis se dá através do Programa Rede Farmácia de Minas que consiste na definição de um modelo de assistência farmacêutica no SUS do estado de Minas Gerais, onde a farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos tendo objetivo principal a distribuição gratuita de medicamentos para toda população adscrita. Dentro desta perspectiva a Rede Farmácia de Minas é dividida em três componentes: Medicamentos para Atenção Primária à Saúde, Medicamentos de Alto Custo e Medicamentos Estratégicos. É construída e operada pelo município em parceria com a Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

As Unidades da Rede Farmácia de Minas dispensam gratuitamente à população medicamentos padronizados através da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos), descrita no arquivo a baixo, vinculados à prestação de serviços, como a atenção farmacêutica, possibilitando uma integração maior com os outros serviços de saúde oferecidos no município e nas regiões de saúde do estado de Minas Gerais.

Financiamento

De acordo com a Portaria n° 1.555, de 30 de julho de 2013 o financiamento da Assistência Farmacêutica, bem como os custos com aquisição de medicamentos se dá de forma tripartite per capta/ano, ou seja, depende de recursos do município, estado e união, que juntos compõe o fundo de financiamento para compra de medicamentos ofertados SUS.

Valores: 

  • Município: Mínimo 2,36 per capta/ano
  • Estado: 3,35 per capta /ano
  • União: 5,58 per capta /ano

Total de recursos: R$ 11,29 per capta/ ano

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 07h00min às 16h00min

Diretor Farmacêutico Responsável Técnico: Kairo Luiz Lemos Estorino CRF/MG 20315

Contato: (35) 3525-1562

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Título Descrição Tamanho Data Baixar
RELAÇÃO MEDICAMENTOS Atualizada 30-09-19 418.25 kb 30 - 09 - 2019 Baixar Visualizar

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here